A força motriz de todo ser humano, o DESEJO.
Que move montanhas e muitas vezes quando ele se realiza, não era bemm aquilo que se imaginava. Eta povinho maluco!!!
É, nós somos assim, seres humanos racionais/emocionais que pensa, sonha, deseja e muitas vezes duvida de si próprio.
Aliás, muitas vezes não, é fato... todo mundo tem dúvidas de si, de seus desejos.
Falo do que não é material, do que se refere ao pensamento em si, de relacionamentos ou conquistas. É o desejo como ideal e um propósito de vida, aquele que não se consegue com grana, mas sim, com amor.
Freud dizia que o desejo é uma necessidade da pessoa de ser reconhecida pelo mundo, de ser amada, aceita pela sociedade.
Para Jung, já é a necessidade do ser humano de se superar, de se transformar e de transcender a si mesmo.
É, eu gosto mais do que Jung fala. Até porque, como diz Fernando Pessoa "qualquer forma de desejo vale a pena. Pois sempre nos fará crescer, descobrir, experimentar, viver plenamente".
Podes observar, é difícil nos contentarmos com o que temos pois sempre queremos mais, desejamos mais, pedimos mais. Pra quê?? Para superar, é o que concluo.
Não tem explicação lógica. É a ambição interior, não importa se tem platéia ou não, importa que se quer mais.
Pensando nos desejos realizados, lembro do poema de Victor Hugo "Desejo", que já foi cantado na voz do músico Frejat:
"Desejo, primeiro, que você ame, e que, amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer e esquecendo NÃO GUARDE MÁGOA.
Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que você tenha amigos que, mesmo maus e inconsequentes, sejam corajosos e fiéis, e que pelo menos em UM deles você possa CONFIAR SEM DUVIDAR.
...Desejo ainda que você seja TOLERANTE, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância você sirva de exemplos aos outros.
...Desejo por sinal que você seja triste. Não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
...Desejo por fim que você, sendo um homem tenha uma boa mulher, e que sendo uma mulher tenha um bom homem e que se amem hoje, amanha e no dia seguinte e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda HAJA AMOR PARA RECOMEÇAR e se tudo isso acontecer, não tenho mais a te desejar".